Capitulo 01 e 02



O áudio





Baixe o audio aqui

Ressumo do Pr Raul Nogueira 08/04/2017


Iniciamos com o capitulo 1 com o objetivo de ajudar nos temas de discussão no grupo do aplicativo whatzapp

01
A história da igreja Saddleback

Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos Salmos 145:4
Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciará os teus atos poderosos. Salmos 145:4

O Senhor seja engrandecido! Ele tem o prazer no bem estar de seu servo. Salmos 35:27
Bradem de júbilo e se alegrem os que desejam a minha justificação, e digam a minha justificação, e digam continuamente: Seja engrandecido o Senhor, que se deleita na prosperidade do seu servo. Salmos 35:27


Em novembro de 1973, um amigo da escola e eu dirigimos 500 quilometros para ouvir o dr W.A. Criswell falar no Jack Tar Hotel, em San Francisco. Criswell era um conhecido pastor da maior igreja batista do mundo, a Primeira Igreja Batista de Dallas, Texas. Para mim, um jovem batista, a oportunidade de de escutar Criswell era equivalente à de um católico escutar o papa. Eu estava determinado a ouvir aquela lenda viva.
Eu sentia o chamado de Deus para o ministério tres anos antes e já trabalhava como evangelista no então colegial. Embora estivesse apenas 19 anos, já havia pregado em cultos de avivamento em cerca de 50 igrejas. Não tinha dúvida de que Deus me havia chamado para o ministério, mas não estava convencido de que ele queria que eu fosse pastor.
Acredito que W.A. Criswell foi o maior pastor americano do século XX. Ele pastoreou  a Primeira Igreja Batista  de Dallas por 50 anos, escreveu mais de 50 livros e desenvolveu  a igreja-modelo mais conhecida e imitada no século passado. Além de pregador eloquente e grande líder, foi um gênio da organização. Muitos pensam em tradicionalismo quando lembram Criswell, mas, na realidade, seu ministério foi incrivelmente inovador. Só o tornou tradicional depois que todos começaram a imitá-lo!
Hoje, com determinada frequencia, ouvimos falar de "pastores celebridades" cuja estrela brilha forte por alguns anos e depois apaga. É fácil fazer uma estrela brilhar. Mas o ministério do Dr Criswell durou mais de meio séciulo em uma única igreja! Não foi algo passageiro, pois resistiu às armadilhas do tempo. Para mim, este é o verdadeiro sucesso: amar, liderar com firmeza e assim prosseguir até o fim. O ministério é uma maratona. O que importa não é como  voce começa, e sim como termina. E como se chega ao final?  A Bíblia diz que o "amor nunca perece" (1 Corintos 13:8).  Se você ministrar com amor jamais poderá se considerar um fracassado.
Enquanto escuta aquele homem pregar.  Deus falou claramente comigo, convocando-me ao pastorado.  Ali mesmo, prometi a Deus que entregaria minha vida ao serviço de uma única igreja, se Ele quisesse.
Depois do culto, meu amigo e eu esperamos na fila para apertar a mão do Dr Criswell. Quando, finalmente, chegou minha vez, algo inesperado aconteceu. Ele olhou para mim com os olhos cheio de bondade e disse, com firmeza: " Rapaz, sinto vontade de impor minhas mãos sobre sua cabeça e orar por você". Então ele colocou as mãos sobre mim e orou. Jamais esqueci suas palavras: " Pai, peço-te que dês a este jovem uma porção dobrada de teu Espirito. Faze que a igreja que ele venha a pastorear cresça dus vezes mais que a igreja de Dallas. Abençoa-o grandiosamente, Senhor".
Enquanto me afastava com lágrimas nos olhos, disse a meu amigo Danny: "Ele orou oque acho que ele orou?". "Pode ter certeza", disse meu amigo, também emocionado. Eu não conseguia imaginar Deus me usando da forma em que Dr Criswell orou, mas aquela experiência confirmou em meu coração que Deus me havia chamado para pastorear uma igreja.

A história por trás dos métodos.

Toda teologia tem um contexto. Não se pode entender a teologia de Lutero sem entender a vida do reformador e a maneira maravilhosa pela qual Deus trabalhou no mundo da época. Você também não pode apreciar totalmente a  teologia de Calvino sem entender as circunstâncias nas quais ele forjou seus credos.
Da mesma forma, toda metodologia tem uma história atras de si. Muitos olham para as chamadas megaigrejas e creêm que elas sempre foram grandes. Esquecem-se de que toda igreja grande começou pequena. Nenhuma igreja se torna grande sem enfrentar problemas, aflições ou decepções durante o período de crescimento. A construção de nosso templo, por exemplo, só foi realizada quinze anos depois de a igreja ter sido organizada. O fato de nos reunirmos tantos anos sem sede própria ajudou-me a planejar nossa estratégia de alcance, conservação e crescimento e tambem a manter-mos concentrados nas pessoas, criando assim uma atmosfera favoravel a mudança.
Para pôr em prática os métodos descritos neste livro é necessário entender o contexto em que se desenvolvam. Sem essa percepção você ficará apenas copiando o que fizemos, sem considerar o contexto. Por favor, não faça isso! Procure enxergar além dos métodos a fim de identificar os principios transferíveis nos quais os métodos foram baseados. Mais tarde, esses principios serão norteados, mas primeiro você precisa conhecer um pouco da história da Salddeback.
Muito pouco do ministério da Igreja de Salddleback foi planejado. Quando dei início ao trabalho, não tinha nenhuma estratégia de longo prazo.  Sabia que Deus me havia chamado para implantar uma igreja fundamentada nos cinco principios do Novo Testamento. Tinha a cabeça cheia de idéias e queria experimentar todas elas. Cada inovação que desenvolvemos era simplesmente uma resposta ás circunstâncias. Não planejei nada. A maioria das pessoas pensa que "visão" é a capacidade de ver o futuro. Mas num mundo de mudanças rápidas como hoje, visão é tambem a capacidade de ver as oportunidades dentro de suas circunstâncias atuais. Visão é estar atentoàs oportuniades.
Saddleback é uma igreja nova, e sou o fundador. Assim, tivemos a chance de experimentar mais idéias que muitas igrejas. Isso foi possível porque não precisamos lidar com décadas de tradição (embora tivéssemos muitos outros problemas que igrejas mais antigas não têm!). Nos primeiros anos, não tínhamos nada a perder, então tentamos todo tipo de recursos. Cometemos falhas espetaculares. Gostaria de dizer que todos os nossos bons resultados ocorreram exatamente como planejamos, mas não é verdade. Eu não sou tão inteligente assim! A maior parte de nosso êxito é resultado de tentativa e erro. Em muitas ocasiões, nossas descobertsas foram puramente acidentais!
Um dos meus filmes favoritos é Caçadores da arca perdida. Num momento de perigo, alguem pergunta a Indiana Jones: "Oque vamos fazer agora?" Ele responde: "Como vou saber? Estou dançando conforme a música!"  Como pastor de Salddleback, senti-me assim muitas vezes. Tínhamos uma idéia e, se funcionasse, agíamos como se estivéssemos planejado tudo!
Mark Twain disse certa vez: "Conheci um homem que agarrou um gato pelo rabo e aprendeu 40% mais sobre gatos do que o homem que nunca agarrou nenhum". Nós, da Salddleback, temos agarrado o gato pelo rabo desde o inicio, e os arranhões e cicatrizes  são prova disso.
A verdade é que tentamos mais coisas que não deram certo do que coisas que funcionaram. Nunca tivemos medo do fracasso. A tudo chamamos "experiência". Poderia escrever outro livro apenas com a história de nossos fracassos e chamá-lo Mil maneiras de evitar o crescimento da igreja!

Minha busca de princípios.

Em 1974, trabalhei como estudante-missionário no Japão. Vivi com um casal de missionários da Convenção Batista do Sul, em Nagasaki. Um dia, enquanto vasculhava a biblioteca do missionário, achei uma velha cópia da HIS, uma revista para estudantes evangélicos publicada pela InterVarsity Christian Fellowship.
Enquanto a folheava, algo me chamou a atenção: a foto de um homem de cavanhaque, cujos olhos brilhavam intensamente.  O título do artigo era mais ou menos assim: "Porque esse homem é perigoso?". Então me sentei e li o artigo, que era de Donald McGavran. Não poderia ter imaginado que aquela leitura causaria em meu ministério um impacto tão grande quanto meu encontro com o Dr Criswell.
O artigo informava que McGavran, missionário nascido na India, passara todo o meu ministério estudando oque faz uma igreja crescer. Anos de pesquisa levaram-no a esacrever The Bridges of God ( As pontes de Deus) em 1955 e mais de uma duzia de livros sobre crescimento de igreja, hoje considerados clássicos.
Assim como usou o Dr Criswell para tornar mais claro meu chamado ministerial, Deus usou também os livros de Donald McGavran para reforçar minha idéia de implantar uma igreja, em vez de pastorear uma já estabelecida, conforme Paulo declara em Romanos 15:20: " Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não tivesse edificado sobre o alicerce de outro".
McGavran desafiou de forma brilhante a concepção popular de crescimento de igrejas com uma teoria bíblica simnples e lógica, porém apaixonante, demonstrando que Deus realmente quer que sua igreja cresça e que as ovelhas perdidas sejam encontradas!
As questões levantadas por McGavran pareceram-me de especial relevância quando observei o crescimento lento e doloroso das igrejas no Japão. Fiz uma lista com oito perguntas, para as quais passei a buscar respostas:

- Quanto do procedimento das igrejas é realmente bíblico?
- Quanto do que fazemos é puramente cultural?
- Porque algumas igrejas crescem e outras morrem?
- Oque leva uma igreja que cresce parar de crescer e então a declinar?
- Existem fatores comuns a todas as igrejas em crescimento?
- Existem principios que funcionam em todas as culturas?
- Oque impede o crescimento?
- Quais os mitos sobre igrejas que crescem que não são mais verdade (ou nunca foram)?

Naquele dia, após a leitura do artigo de Macgavran, senti que Deus me orientava a investir minha vida na busca de principios biblicos, culturais e de liderança que produzissem igrejas saudaveis e que crescem. foi o começo de uma longa jornada de estudos.
Em 1979, enquanto terminava o último ano do Seminário Teológico Batista do Sudoeste, em forth Worth, Texas, decidi fazer um estudo sobre as cem maiores igrejas do Estados Unidos na época. Para isso, tive de identificar todas as igrejas, oque não foi fácil. Estava trabalhando como auxiliar do Dr Roy Fish, professor de evangelismo no seminário. Roy, meu mentor e amigo, ajudou-me a identificar muitas igrejas. Localizei as demais pesquisando nos manuais de denominações e em revistas evangélicas.
Formulei uma série de perguntas e enviei a cada uma das igrejas. Embora tenha descoberto diferenças significativas quanto a estratégias, estruturas e estilos, observei que as igrejas com grande crescimento tinham alguns pontos em comum. Meu estudo confirmou oque eu já sabia por conhecer o ministério do Dr. Criswell: a maioria das igrejas grandes e saudáveis estava sob a direção de um mesmo pastor desde longa data. Encontrei dezenas de exemplos. Um ministério longo não garante que a igreja irá crescer, mas a mudança constante de pastor é a garantia de que ela não irá ccrescer.
Imagine como seria para as crianças se elas trocassem de pai a cada dois ou tres anos! Com certeza, teriam sérios poroblemas emocionais. Da mesma forma, a longevidade da liderança é fator critico para o crescimento e a saúde da família-igreja. Longos pastorados proporcionam relacionamentos profundos, marcados pela lealdade. Sem esse tipo de relação, o pastor não conseguirá alcançar resultados duradouros.
As igrejas que vivem trocando de pastor jamais experimentarão um crecimento sólido e constante. Acredito que seja essa a razão do declínio de algumas denominações. Limitando propositadamente a administração do pastor local, criam-se pastores ineficientes do ponto de vista espiritual e administrativo. Poucos desejam seguir um líder que não estará entre eles no ano seguinte. Ainda que tal pastor proponha vários projetos, os membros ficarão hesitantes, pois serão eles os responsáveis pelas consequencias depóis que o líder for transferido para outra igreja.
Sabendo da importancia da permanência do líder  para o crescimento de uma igreja saudável, orei: "Pai, estou disposto a ir para qualquer lugar do mundo que me queiras mandar, mas peço o privilégio de investir toda a minha vida em um só local. Não importa onde seja, mas que seja para o resto de minha vida".

Que lugar no mundo?

Depois dessa oração, pendurei um mapa-mundi em nossa sala de estar e comecei a orar com minha mulher, Kay, pedindo orientação quanto ao lugar ir após concluir o seminário. Este é o primeiro passo a ser dado por aquele que deseja estabelecer uma igreja: orar pedindo orientação. Provébios 28:26  diz: "Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo". Antes de qualquer coisa, procure a orientação de Deus.
No começo, Kay e eu pensamos que a vontade de Deus era que fôssemos missionários em outros país. Como eu havia feito um trabalho missionário no Japão, nosso alvo eram os países asiáticos. Oramos durante seis meses, e Deus nos mostrou que iniciaríamos uma nova igreja numa grande metrópole dos Estados Unidos.
Em vez de sermos missionários, sentimos que Deus nos convocava para ser uma igreja que envia missionários. Deus nos usaria para treinar pessoas que seriamos missionários em outros países. Na época, fiquei muito desapontado, mas hoje, olhando para trás, vejo a sabedoria do plano de Deus. A Igreja de Salddleback causou grande impacto por meio dos muitos outros missionários que já enviamos, muito maior do que se eu mesmo tivesse ido.
Você pode medir a força e a saúde de uma igreja mais pela sua capacidade de enviar missionários que pela quantidade de bancos que possui. Felizmente, muitas igrejas estão envolvidas com a obra missionária. Uma pergunta que devemnos fazer ao avaliar a saúde de sua igreja é: "Quantas pessoas estão sendo obedientes à Grande Comissão?".
Era essa a convicção que eu tinha ao fundar a Igreja de Salddleback, e isso levou-me a desenvolver um processo para transformar membros em ministros e missionários, descrito nesse livro.

Voltando o foco para os Estados Unidos

Já que não iríamos trabalhar em outro país, Kay e eu começamos a orar para saber em que lugar dos Estados Unidos implantaríamos a igreja. Como eu não tinha compromisso com nenhum tipo de organização, podíamos servir em qualquer lugar. Então, mais uma vez, preguei um mapa em nossa sala, desta vez dos Estados Unidos, e assinalei todas as áreas metropolitana fpra do sul.
Toda a minha experiência e tambem a de quatro gerações de minha família aconteceu entre os batistas do Sul, e tenho familiares espalhados pela região. Entretanto, sabia que iría para algum lugar onde a maioria de meus amigos de seminário não desejava ir. Orei para estabelecer uma igreja em Detroit, Nova Iork, Filadelfia, Chicago, Albuquerque, Phenix e Denver. Depois, descobri que os tres estados americanos mais desprovidos de igrejas eram Washington, Oregon e Califórnia.
Assim, conceitrei-me em quatro áreas na Costa Oeste: Seattle, San Francisco, San Diego e o Orange Country. Essas áreas metropolitanas tiveram seu maior crescimento no final da década de 1970, e isso chamou minha atenção.
Passei o verão de 1979 em bibliotecas da Universidade, pesquisando os dados demográficos dessas áreas. Salomão escreve em Provérbios 13:16. " Todo homem prudente age base no conhecimento".  Para mim, isso queria dizer que eu deveria descobrir  tudo sobre o lugar antes de me comprometer em investir o resto de minha vida nele. Antes de tomar uma grande decisão, é importante perguntar: "Oque eu preciso saber primeiramente?".
Outro texto diz: "Quem responde antes de ouvir  comente insensatez e passa vergonha" (Provérbios 18:13). A razão pela qual muitas igrejas fracassam é terem iniciado suas atividades com um entusiasmo cego. É preciso muito mais que entusiasmo para iniciar uma igreja: Ter fé não significa ignorar os fatos sobre a ncomunidade que voce escolheu.
Eu tinha 25 anos, e faltavam cinco meses para minha graduação, e kay estava no nono  mês de gravidez de nosso primeiro filho. Eu ligava para ela da biblioteca várias vezes por dia para saber se ela estava bem.
Uma tarde, descobri que Saddleback Valley, em Oregon Country, ao sul da Califórnia, era a área de crescimento mais rápido da cidade nos Estados Unidos, na década de 1970. Esse fato fez-me estremecer, e meu coração disparou. Eu sabia que em qualquer lugar onde novas comunidades estivessem crescendo haveria necessidade de novas igrejas.
Sentado no porão empóeirado e mal iluminado da biblioteca da universidade , ouvi Deus falar comigo claramente: "Esse é o lugar onde quero que voce implante uma igreja!". Todo o meu corpo começou a tremer de entusiasmo, e as lagrimas brotaram. Atendi a ordem divina. Não importa a falta de dinheiro, a inexperiência de membros ou se nunca tivesse visto o lugar. Daquele momento em diante, nosso destino seria selado. Deus havia me mostrado o local em que ele decidira criar algumas ondas, e eu iria "pegar" a minha.
Depois disso, a primeira coisa que fiz foi descobrir o nome do diretor de missões da Convenção Batista do Sul, que era superintendente distrital de Orange Country. Seu nome era Herman Wooten. Escrevi-lhe a seguinte carta:

Meu nome é Rick Warren. Sou seminarista no Texas. Estou planejando mudar-me para Orange Country a fim de estabelecer uma igreja. Não estou pedindo dinheiro nem apoio. Apenas gostaria de saber oque o senhor pensa sobre essa área. Ela está precisando de novas igrejas?

Pela graça de Deus, aconteceu uma coisa maravilhosa. Embora nunca tivéssemos nos encontrado, Herman Wooten ouvira falar de mim e sabia de meu desejo de implantar uma igreja naquela área depois de terminar o seminário. Estava escrevendo para ele, enquanto simultaneamente ele escrevia esta carta para mim:

Caro Warren,
Ouvi dizer que você está interessado em estabelecer uma nova igreja na Califórnia depois de terminar o seminário. Já considerou a possibilidade de vir a Saddleback Valley, ao sul de Orange Country?

Nossas cartas cruzaram-se no correio! Dois dias depois, quando abri minha caixa de correio, lá estava a carta do mesmo homem para o qual eu havia acabado de escrever. Comecei a chorar e eu sabíamos que Deus tinha algo preparado para nós.
Dois meses depois, em outubro, peguei um avião, fui para Orange Country e passei dez dias ali, conhecendo a área. Durante o dia, conversava com as pessoas. Consultei corretores, a Junta Comercial, banqueiros, Secretaria de planejamento, moradores e outros pastores locais. Fiz anotações de tudo, Estava seguindo a orientação de Provérbios 20:18: "Os conselhos são impórtantes para quem quiser fazer planos".
Durante a noite, estudava os mapas locais no chão da sala de estar do dr Fred Fisher, professor aposentado do Golden Gate Seminary, que me hospedou em sua casa, localizada na parte norte de Orange Country. Enquanto analisava o material, memorizei os nomes das principais ruas de Salddleback Valey.
Uma semana depois, Kay pegou um avião para conhecer a cidade. Sempre confiei em seu discernimento espiritual quanto a liderança de Deus em minha vida. Se ela tivesse sentido alguma reluntância em mudar eu veria isso como um sinal de Deus. Felizmente, a reação de Kay foi:  "Estou morta de medo, mas acredito que esta é a vontade divina e acredito em você. Vamos em frente! se Deus é por nós, quem será contra nós?". Subindo ao lugar mais alto que conseguimos encontrar, completamos o aglomerado de casas e nos comprometemos a investir nossa vida na construção de Valley Community Church Saddleback.

Califórnia, aí vamos nós!

Minha formatura aconteceu em Dezembro. Nos últimos dias de 1979, Kay e eu colocamos o pouco que tínhamos num caminhão e mnudamos do Texas para o sul da Califórnia. Nossos móveis eram velhos e já haviam sido usados por várias familias. Éramos o quinto casal a usar aqueles móveis, mas eramos tudo oque possuímos. Enquanto os embalávamos, pensei que parecia impossivel um casal pobre como nós mudar para uma das comunidades mais ricas da América.
Chegamos à Califórnia cheios de esperança. Tínhamos um desafio pela frente, um novo ministério, um bebe de 4 meses e a promessa de Deus iria nos abençoar. Mas também estávamos sem dinheiro, sem uma sede para a igreja, sem membros e sem casa. Nada conhecíamos sequer  uma pessoa em Saddleback Valley. Era noswso maior passo de fé até então.
Dirigimo-nos a Orange Country numa sexta feira à tarde, bem na hora do detestável congestionamento do sul da Califórnia. Eu nunca havia entendido porque diziam que aquele engarrafamento era o pior do mundo. Avançavamos a passo de tartaruga, com fome, cansados e com um bebe que nunca parava de chorar.
Por haver crescido numa cidade do interior com menos de 500 moradores, estava completamente despreparado para enfrentar um transito como aquele. Enquanto fixava o olhar nos quilometros de carros parados à minha frente, pensei: "Onde fui me meter? Deus, escolhestes a pessoa errada para esta missão! Acho que cometi um grande erro".
Finalmente, as 17hs, chegamos a Salddleback Valley. Sai da autoestrada e parei nas primeira imobiliária que encontrei. Entrei e me apresentei ao primeiro corretor com que me deparei. Seu nome era Don Dale. Disse-lhe com grande sorriso: " Meu nome é Rick Warren. Estou aqui para estabelecer uma igreja. Preciso de um lugar para morar, mas não tenho dinheiro". Don abriu um largo sorriso e depois n riu bem alto. Tambem ri. Não fazia idéia do que iria acontecer. Don disse  "Bem, vamos ver oque posso fazer". Duas horas depois, ele encontrou um apartamento para alugar, com o primeiro mês de aluguel de graça. Deus é fiel!
Enquanto dirigiamos até o apartamento, perguntei a Don se ele frequentava alguma igreja. Ele disse que não. Então disse: "Ótimo! Você será o primeiro membro de minha igreja!" E foi exatamente oque aconteceu.  Comecei a igreja Saddleback comn a familia do corretor e minha família. Duas semanas depois, tivemos nosso primeiro estudo biblico, em minha casa, com sete pessoas presentes.
Depois que crescemos na fé, foi empólgante ver como nosso sustento financeiro começou a consolidar. O pastor John Jackson levou ao conhecimento da Igreja Batista Crescent em Anaheim, na Califórnia, nossa situação financeria, e eles decidiram nos apoiar financeiramente, contribuindo com 600 dólares por mês. A primeira Igreja Batista de Lufkin, no Texas, e a Primeira Igreja Batista de Norwalk, na Califórnia, tambem se comprometeram em doar 200 dólares mensais à incipiente congregação.
Certa manhã, recebi um telefonema de um homem que não conhecia e que se ofereceu para pagar nosso aluguel por dois meses. Ele ouvira falar de nossa igreja e sentira o desejo de nos ajudar. Outra vez, com a conta bancãria quase sem saldo, minha mulher e eu saímos a procura de pessoas que estivesse vendendo artigos usados a fim de equipar o berçario da igreja, para o nosso primeiro culto. Achamos o que procurávamos e preenchi um cheque, mesmo sabendo que estávamos gastando o dinheiro das despesas da semana. Quando voltamos para a casa, ao abrir a caixa dos correios, encontrei o cheque de uma mulher  do Texas que me ouvira pregar certa vez e conseguira descobrir nosso endereço na Califórnia. O valor do  cheque era equivalente ao que haviamos gastado na compra dos materiais para seu berçário: 37,50 dólares.
Eu deveria ter planejado o orçamento financeiro da nova igreja antes de nos mudar-mos, mas não foi possivel. Em vez disso, mudamos pela fé. O chamado para a obra do Senhor era muito forte, e eu estava ansioso para começar o trabalho. Gosto muito da tradução parafraseada da Biblia Viva, que em Eclesiastes 11:4 diz: " Se você esperar que tudo fique normal, jamais fará qualquer coisa". Se insistir em resolver todos os problemas antes de tomar uma decisão, você jamais conhecerá o sentimento de viver pela fé. Deus, para alcançar seus propósitos, sempre usa pessoas comuns em situações imperfeitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitulo 03

Capitulo 06